Correção do questionário
Respostas: Grandes Navegações
1- O que foi a “Reconquista”? pg 17
R: Portugal e Espanha estavam dominados pelos muçulmanos. Termo usado tradicionalmente para nomear o lento processo de expansão cristã em direção ao sul da península Ibérica, que era dominado pelos muçulmanos.
2- Como foi o processo de independência do Condado Portucalense? pg 17
R: Em 1096, Afonso VI, monarca dos reinos de Leão e Castela, entregou o Condado Portucalense (ou Portucale) a Henrique de Borgonha, que o auxiliou nas guerras contra os muçulmanos.
Em 1139, Afonso Henriques, filho de Henrique, declarou o condado independente de Castela, fundando o Reino de Portugal e iniciando a primeira dinastia real portuguesa: a de Borgonha.
3- O que foi a Revolução de Avis? pg 17
R: Em 1383, houve uma crise para a sucessão do rei. Iniciou -se, então, um conflito entre os que queriam que Portugal voltasse a se unir com Castela e os que desejavam a manutenção da independência portuguesa.
O conflito terminou em 1385, com a vitória dos partidários da independência de Portugal. Então, dom João se tornou rei e iniciou a dinastia de Avis.
4- Como foi a conquista de Ceuta pelos portugueses? pg 19
R: Em 1415, os portugueses conquistaram Ceuta, uma cidade muçulmana no norte da África. Por essa cidade, as mercadorias do interior africano e do Oriente chegavam ao Mediterrâneo.
5- O que eram as “feitorias”? pg 19
R: Eram grandes armazéns para guardar mercadorias, quase sempre fortificados. Essas feitorias garantiam aos portugueses acesso ao lucrativo mercado de escravizados e de metais preciosos. Nas feitorias, eles se protegiam e reabasteciam suas embarcações, além de manter contato com as populações africanas com as quais negociavam.
6- Fale sobre a conquista do Cabo Bojador: pg 19
R: Em 1434, os portugueses conseguiram ultrapassar o Cabo Bojador com o navegador Gil Eanes. Estava localizado no território correspondente à parte ocidental do Deserto do Saara. Esse feito representou o início da superação do medo dos oceanos.
7- Como os portugueses contornaram o extremo sul da África e qual nome foi dado após ultrapassarem? pg 20
R: O extremo sul do continente africano, então chamado Cabo das Tormentas, foi contornado pela primeira vez em 1488, pela esquadra comandada por Bartolomeu Dias. Com o sucesso da expedição de Dias, o local teve o nome alterado para Cabo da Boa Esperança.
8- Fale sobre a chegada dos portugueses na Índia: pg 20
R: Os conhecimentos obtidos na viagem de Bartolomeu Dias foram aproveitados depois por Vasco da Gama, comandante da expedição que finalmente alcançou o Oriente (Índia), em 1498.
9- Qual foi a consequência da grande esquadra que Dom Manoel enviou ao Oriente comandada por Pedro Álvares Cabral? pg 21
R: Por se afastar muito do litoral africano, a expedição acabou chegando à América, precisamente ao sul do território correspondente ao do atual
estado da Bahia. Após 10 dias, os navegadores retomaram a rota para o Oriente, objetivo de sua expedição.
10- Faça um resumo sobre a chegada à América: pg 23
R: Cristóvão Colombo, assim como tantos outros navegadores do período, tinha o objetivo de chegar ao Oriente. A rota que ele queria seguir, porém, era diferente da usada pelos portugueses. Em vez de contornar a África, Colombo pretendia chegar ao Oriente pelo Oceano Atlântico.
Naquela época, já se sabia que o formato da Terra era esférico.
Em outubro de 1492, os participantes da expedição avistaram terra firme depois de uma viagem muito mais longa que o previsto. Colombo, então, acreditou ter alcançado seu objetivo de chegar ao Oriente.
Com o passar do tempo e depois da realização de outras expedições, alguns europeus começaram a pensar que as terras encontradas por Colombo eram um continente separado da Ásia. Um dos primeiros a afirmar isso foi o navegador Américo Vespúcio, que em seus escritos chamou essas terras de Novo Mundo. Em homenagem a ele, o continente foi batizado de América.
TRABALHO SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL