PASSEIO NO EGITO ANTIGO
Hieróglifos - Escrita do Egito Antigo
QUESTIONÁRIO COM RESPOSTAS
RESPOSTAS:
1 - Como foi a formação do Egito?
R: Foi a primeira das antigas sociedades a construir um reino unificado no fértil vale do Rio Nilo, no Nordeste da África. Estava dividido em duas terras e em duas regiões: do Baixo e Alto Egito.
2 - Identifique o que era o Baixo Egito e o Alto Egito:
R: Havia uma divisão entre o norte e o sul. A terra do norte era o Delta do rio Nilo, ou Baixo Egito. era formado por 20 províncias e suas cidades mais importantes eram Buto e Saís.
E a terra do sul, ou Alto Egito, era todo o Vale do Nilo, desde Mênfis até a primeira catarata do rio. Com 22 províncias, tinha Hieracômpolis e Tebas como cidades principais.
3 - Explique o que era o Delta do Nilo:
R: Se estendia em formato de triângulo desde a cidade de Mênfis até o mar Mediterrâneo. Fica no Norte da África.
4 - Fale sobre o rio Nilo e sua importância para os Egípcios:
R: Como o rio Tigre e o Eufrates, na Mesopotâmia, o Nilo teve papel fundamental no desenvolvimento econômico, social e cultural do Antigo Egito. Seus habitantes veneravam o rio como um verdadeiro deus.
5 - Como era o processo de Fertilização das terras, através do rio Nilo?
R: Inundado anualmente na estação das cheias, o Nilo deposita uma camada de húmus, uma espécie de lodo escuro, rico em matéria orgânica, formado por restos de vegetais e animais. O húmus fertiliza a terra e quando as águas baixam podem ser cultivadas.
6 - O que eram os “nomos”?
R: Eram comunidades independentes (tribos), e o chefe dos nomos era o “nomarca”.
7 - Como foi a unificação do Antigo Egito?
R: A unificação das duas terras, ou seja, do Baixo e Alto Egito sob um único soberano foi feita por Ménes (Narmer). Por volta de 3100 a.C., ele conquistou o Baixo Egito e uniu as duas coroas, estabelecendo como capital a cidade de Tinis, no Alto Egito. A partir desse momento, teve início a Era das Trinta e Uma Dinastias.
Obs: O rei do Baixo Egito usava a coroa vermelha e o papiro como seu símbolo. O do Alto Egito usava a coroa branca e a flor de lótus como símbolo.
8 - Hieroglífica - sagrada, utilizada nas paredes de templos e túmulos.
Hierática - para documentos. Usadas em papiros e placas de barro.
Demótica - uso popular
9 - Destaque as mulheres poderosas do Egito Antigo:
R: Sebekneferu - Ao final da XIIª dinastia, tornou-se a primeira mulher a utilizar todos os títulos de faraó. Sucedeu o faraó Amenemhat IV, seu irmão.
Hatshepsut - foi esposa, rainha regente e governou o Egito como um faraó. Filha de Tutmósis I, foi casada com seu meio irmão Tutmósis II
Nefertiti - foi a principal esposa de Amenófis IV, mais conhecido como Akhenaton.
Cleópatra VII - foi a última governante do Egito Antigo e ficou conhecida principalmente pelos seus relacionamentos conturbados. Governou entre 51 e 30 a.C., em um período no qual o Egito estava sob o domínio dos gregos.
10 - Descreva como era a religião no Egito Antigo:
R: A religião politeísta, estava presente em todos os atos da vida cotidiana. Os artigos egípcios acreditavam que os deuses eram senhores das decisões humanas e dos acontecimentos, podendo interferir em todos os aspectos da vida cotidiana.
O grande poder do faraó estava baseado na crença de que ele era um ser divino. Filho de Rá (deus-Sol, criador de tudo) a encarnação do deus-falcão Hórus. Por essa razão, o Egito Antigo é considerado um Estado teocrático ou uma teocracia, isto é, um sistema de governo no qual o poder político está ligado e subordinado ao poder religioso.